Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

A residência apresentada trás um projeto que reflete os conceitos que estão em foco no escritório. Em busca da sustentabilidade foram adotadas soluções como o uso de madeira de reflorestamento, a coleta de água da chuva, o tratamento de esgoto com zona de raízes, o aquecimento de água com painéis solares e a utilização de vidro nas fachadas favoráveis para a iluminação natural.
Para que o resultado final refletisse as intenções da equipe, a execução do projeto arquitetônico, de interiores e de paisagismo foi acompanhada e detalhada de perto, desde o começo da obra, em 2007, até sua finalização em 2009.

 

 O volume da residência e as fachadas foram o resultado de todas estas intenções, além da setorização da casa entre o setor íntimo e o setor social e da busca pela horizontalidade – são três pavimentos: subsolo com garagem, sauna e adega; térreo onde se concentram quase todos os usos da casa com área social e íntima e superior com home theater e escritório.



Dentre as estratégias que nortearam o projeto, ressaltamos a implantação da casa numa parte mais suave da encosta que forma o terreno, junto a uma clareira na floresta, evitando o desmatamento da vegetação original que recobre grande parte da propriedade.
 
 

A natureza está sempre presente, seja nas vistas a partir da casa ou até mesmo dentro dela, como na sala de estar, onde uma rocha existente no terreno aflora e forma um jardim interno, e no hall, onde um piso de vidro permite a visão para o jardim no nível do terreno.


A utilização de grandes painéis de vidro voltados para as melhores vistas e orientação solar e de ventos, garantindo a luminosidade natural e a transparência para a paisagem do entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário